Almofadas especiais para cadeira de rodas: devo usar?


Tempo de leitura: 5 minutos
Escrito por Fabíola Canal
Edição: Guilherme Rocha
Contato: marketing@cavenaghi.com.br


Quando se pensa em cadeira de rodas personalizada e configurada às  necessidades do usuário, a indicação de um sistema adequado de assento é fundamental para complementar essa personalização. Na aquisição de uma cadeira de rodas, seja para troca de uma nova ou a primeira cadeira, algumas características do equipamento sempre são consideradas pelo usuário e pelo prescritor, como matéria prima do chassi, tipo de rodas, pneus, medidas adequadas, tipo de estrutura do quadro, se é dobrável em “X” ou monobloco entre outros itens opcionais. O intuito é sempre encontrar um produto cujo as características vão de encontro com as necessidades físicas, funcionais e estilo de vida do usuário.

Tão importante quanto a escolha do modelo e características da cadeira, é o sistema postural que a compõe, como a almofada que proporciona a base do sentar, visto que a maioria dos usuários passa a maior parte do dia sentados nas suas cadeiras, o que torna imprescindível a escolha correta deste “acessório”.

O mercado disponibiliza modelos variados de almofadas que combinam alta tecnologia, conforto, suporte e proteção, cujo indicações, assim como acontece com as cadeiras de rodas, vão de acordo com as necessidades individuais de cada usuário. As almofadas basicamente se apresentam sob três formas: ar, espuma ou uma combinação de dois ou mais tipos de materiais.

1. Almofadas de ar

Entre as almofadas de ar, existem modelos e materiais diferenciados com sistema de células individualizadas e válvulas de direcionamento do ar para se obter um melhor resultado do uso. Ainda podem apresentar formato anatômico e alturas diferenciadas cuja a indicação será de acordo com a demanda do usuário. O alvo da indicação dessas almofadas é a proteção da pele, visto que o sistema de flutuação proporcionado pela almofada impede a formação de áreas de pressão, desde que corretamente usada. São as almofadas anti  escaras, que alem de prevenir auxiliam no processo de recuperação de lesões já instaladas. Usuários de cadeiras de rodas motoramente mais comprometidos se beneficiam muito desse tipo de almofada por terem mais dificuldade de realizarem mudanças posturais ou realizarem alivio de pressão sozinhos.

2. Almofadas híbridas

As almofadas híbridas, constituídas por mais de um tipo de material, se apresentam comumente no mercado com ‘espuma e ar’ e ‘espuma e gel’. Geralmente, a base da almofada é de espuma em formato anatômico e na região do quadril há um sistema de gel ou células de ar. A combinação desses materiais e design resulta em maior estabilidade pélvica e proteção da pele em áreas de maior risco de lesão, tanto para usuários ativos ou menos ativos que passam longos períodos de tempo sentados. Saiba mais sobre esse tipo de almofada aqui.

3. Almofadas de espuma

Por fim as almofadas de espuma, que podem se apresentar com um único tipo de espuma ou uma combinação de espumas variadas, de diferentes densidades. Tem contornos diferenciados na sua forma, com curvas mais ou menos acentuadas. As diferentes combinações de espumas resultam no conforto, estabilidade, posicionamento pélvico e altura final da almofada. Usuários ativos com bastante mobilidade na postura sentada se beneficiam desse tipo de almofada, pois geralmente assumem uma postura mais ativa e fazem alívios de pressão constantemente. Confira algumas modelos clicando aqui.

Uma cadeira de rodas personalizada às necessidades do usuário, somada a um sistema de posicionamento de assento adequado certamente resultarão na otimização do uso do equipamento, melhora da função, autonomia e bem estar do usuário, o que refletirá diretamente no seu estado de saúde.


Fabiola Canal é fisioterapeuta, especialista em tecnologia assistiva, mestre em engenharia de produção, formada no método neuroevolutivo Bobath infantil, baby course e Reeducação Postural Global/RPG. Há 20 anos atuando com pessoas com deficiência e adequação postural, é gerente de produtos na Cavenaghi!

6 comentários em “Almofadas especiais para cadeira de rodas: devo usar?

Adicione o seu

  1. Gostaria de saber qual a almofada e encosto ideais para melhorar minha postura. Estou com uma doença neuromotora na perna direita, utilizo andador habitualmente e apenas utilizo cadeira de rodas uma ou duas vezes por mês quando tenho que sair de casa e me locomover por grandes distâncias. Mas gostaria de utilizar almofada e encosto quando for sentar para as refeições e trabalhar com computador.

    Curtir

  2. Bom dia, meu pai não tem as 2 pernas, perdeu a visão e a memória, gostaria de uma cadeira de rodas segura e confortável e almofada mais adequada para ele.

    Curtir

  3. Bom dia
    Possuía um honda Fit, com adaptações de freio e acelerador manual
    Como o carro deu PT, retirei a adaptação
    Estou comprando um yaris da toyota
    É possível aproveitar esta adaptação?

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑